Existem hoje vários programas para videoconferência, mas dentre todos, um dos que mais se destaca é o iVisit. Eis algumas de suas características:
- permite conversação pela Internet usando texto, áudio e vídeo simultaneamente
- várias pessoas podem conversar simultaneamente
- não é necessário microfone ou câmera de vídeo para alguém participar; neste caso, esta pessoa não será vista ou ouvida, mas poderá ver e ouvir as que possuírem esse equipamento
- fácil configuração
- funciona com firewalls e NAT (IP masquerading)
- não exige um "servidor central" para realizar conexões
- apesar disso, possui um sistema de "diretórios" permitindo localizar pessoas com mesmos intesses ou pessoas específicas, limitando o acesso às salas de conversa com senha, etc.
- é gratuito (até o momento)
Siga estas instruções para instalar o programa em seu computador. É muito fácil! Mas leia todas as instruções antes de começar! Se preferir, imprima esta página para lê-la e seguir passo-a-passo.
- acesse o site http://www.ivisit.com.
- clique na opção de "Download"
- antes de fazer o download, verifique se seu computador atende aos requisitos mínimos necessários (item minimum requirements)
- faça o download do programa, clicando no link download do item download links. Seu browser provavelmente irá perguntar onde deverá ser gravado o arquivo. Lembre-se do nome do arquivo e do nome da pasta onde foi salvo
- execute o programa após terminar o download
As instruções a seguir foram feitas para o programa iVisit versão 2.7b2, e poderão não servir para outras versões. Caso sua versão do Windows seja em português, troque as palavras yes, advance, etc. por sim, avançar, etc.
- Ao aparecer a tela com a liçensa de uso, clique no botão Yes.
- Aguarde alguns instantes até aparecer a tela Welcome. Clique Next.
- Na tela Code of Conduct, novamente clique Next.
- Na tela Destination Directory, novamente clique Next.
- Na tela Select Program Folder, novamente clique Next.
- Na tela Ready to Install, novamente clique Next.
- A instalação do programa estará pronta quando aparecer a tela Installation Completed!. Clique Finish para encerrar o programa de instalação.
Agora você já deve ter o programa instalado em seu computador, com um ícone dele em seu desktop. Na primeira vez que for rodar o programa, ele fará várias perguntas sobre sua configuração atual. Após respondê-las, elas não serão feitas novamente na próxima vez que rodar o programa. Siga estas instruções para configurá-lo corretamente.
- Inicie o programa pelo ícone em seu desktop.
- Na tela Welcome to the iVisit setup wizard, clique Next.
- Na tela Indicate which directory server you wish to use, clique Next.
- Na tela Enter your personal information, clique no campo Nickname e digite um "apelido", que será a forma como você será identificado(a) durante as conversas.
Depois, clique no campo Comments e coloque mais alguma informação sobre você que acredite ser relevante. Lembre-se que esses dois campos aparecem para qualquer pessoa, então seja discreto e não divulgue aqui nada confidencial!
Quando preencher os dois campos, clique Next.
- Na próxima tela, iVisit will use the following devices for audio, aceite os valores oferecidos pelo programa e clique Next.
Nesta tela poderá ocorrer algum erro, dependendo de como está a configuração de seu computador e placa de som.
- Se você possui algum hardware para captura de vídeo, provavelmente a tela iVisit will use the following device to capture video. irá aparecer. Escolha o equipamento preferido e em seguida clique Next.
- A configuração do programa está completa! Na tela You are now ready to start using iVisit, clique Finish.
Ufa! Agora é só usar o programa... :-)
No site do iVisit existe um rápido tutorial, no endereço http://www.ivisit.com/quicktour.htm (em inglês)
Para melhor aproveitar o programa, sugiro que leia e siga as dicas abaixo:
- O programa utiliza várias janelas para que ocorra a interação entre as pessoas.
Para exibir ou ocultar uma janela, você pode usar o menu Windows, na parte superior do programa.
As janelas são:
- (1) Chat: digite suas mensagens aqui
- (2) Chat: o texto digitado por todos aparece aqui
- (3) Vídeo: sua imagem aparece nesta janela. Cada pessoa que conversar com você terá uma janela igual a esta.
- (4) Directory: lista as salas disponíveis para conversas. Aqui você pode entrar numa sala ou criar a sua. Só tem um problema aqui: como a janela não tem rolagem vertical, podem existir salas que não aparecem se a janela estiver pequena. Por isso, procure deixar esta janela com o maior tamanho possível na vertical (altura).
- (5) Guest List: mostra as pessoas que estão na mesma sala que você. Clique no ícone de uma pessoa para abrir sua janela de áudio e vídeo (3).
- (6) Menu Windows: clique nele para abrir as janelas que não estiverem aparecendo.
- Directory
Normalmente existem salas dentro das salas. Para ver o que há dentro de uma sala, clique duas vezes nela. Para voltar à sala anterior, clique na seta verde que aponta pra cima (em cima desta janela). Para entrar numa sala, selecione-a (clicando nela apenas uma vez) e clique no ícone que mostra duas pessoas vermelhas.
Aqui estão algumas sugestões para solucionar os problemas mais comuns com o uso do programa.
- erros de conexão
- Verifique se seu computador está conectado a Internet
- Feche outros programas que possam estar usando a Internet
- Programas de firewall, como o ZoneAlarm, podem bloquear o acesso do programa `a Internet. Feche-o antes de abrir o iVisit
- sem áudio
- Verifique se os cabos de microfone e das caixas de som estão conectados
- Confirme se o volume principal (para gravação e reprodução), volume de microfone para gravação e volume de reprodução de áudio wave estão acima do nível médio, e habilitados. Para verificar isto, abra o controle de volume do Windows, clicando duas vezes no ícone de alto-falante que deve existir na sua barra de tarefas (bem ao lado do relógio, no canto inferior direito da tela)
- Sempre feche qualquer outro programa que toca áudio, como Winamp (ou outros programas que tocam MP3), jogos, etc. antes de abrir o iVisit
- Tente trocar o codec de áudio.
Comigo, a primeira vez que o programa rodou, eu não ouvia ninguém, nem ninguém me ouvia, e o problema não era devido a nenhum dos problemas acima. Consegui resolver o problema mudando o codec, e voltando ao original. Por isso, sugiro que faça o seguinte:
- No programa, clique no menu Settings, depois no item Preferences
- Clique na "aselha" (orelha, tabuleta, seção, sei lá como chama isso...) codec
- O codec de áudio default é o "Lucent Elemedia SX8300 (8kbps)". Mude para o "ADPCM4 (32kbps)", e em seguida clique no botão Apply. Agora, volte para o codec "Lucent Elemedia SX8300 (8kbps)" e clique novamente no botão Apply.